terça-feira, 28 de outubro de 2008

Abrangência e interatividade: a nova internet

A Google, gigante da Internet, quer fazer parte de um consórcio que pretende oferecer Internet via satélite a três bilhões de pessoas em países da África e de outros mercados emergentes , como a América Latina. Há dez anos, as pessoas provavelmente não tinham um computador, e tinham uma vaga idéia do que era Internet. Os vídeos não passavam de idealização. Hoje, qualquer pessoa que dispõe de um messenger e uma webcam, pode realizar uma videoconferência.

Vint Cerf, principal evangelista de Internet da Google, acredita que, dentro de dez anos, qualquer disposititvo conectado à Internet, seja móvel ou fixo, vai dispor de mais informações e que cerca de 70% da população terá acesso à Internet com velocidades cada vez mais altas. Para Cerf, vai haver uma interatividade entre os aparelhos conectados à Internet com os aparelhos domésticos. “Seu celular vai descobrir que tem disponível um monitor de alta resolução, que já foi chamado de aparelho de televisão”.

Assim, a Internet vai se tornar mais integrada com o dia-a-dia dos usuários. Uma caixa de sabão por exemplo, vai se tornar parte um serviço. As máquinas de lavar roupas serão gerenciadas pela Internet, e a geração de energia vai se tornar parte de informações disponíveis no mundo virtual. A julgar pelas previsões - nas quais a Google certamente já trabalha - a Internet vai deixar de ser provedora de informações, para servir seus usuários no futuro.

Leia mais...
A nova Internet será mais interativa e com maior abrangência - Na íntegra
Co-criador da internet trabalha com a NASA para desenvolver web interplanetária
Mundo da tecnologia oferece ferramentas e apoio a Obama


MySpace lança programa para telemóvel G1
Sony desenvolve monitor transparente, dobrável e orgânico
Som e imagem serão até seis vezes melhores

Nenhum comentário: