terça-feira, 28 de outubro de 2008

Abrangência e interatividade: a nova internet

A Google, gigante da Internet, quer fazer parte de um consórcio que pretende oferecer Internet via satélite a três bilhões de pessoas em países da África e de outros mercados emergentes , como a América Latina. Há dez anos, as pessoas provavelmente não tinham um computador, e tinham uma vaga idéia do que era Internet. Os vídeos não passavam de idealização. Hoje, qualquer pessoa que dispõe de um messenger e uma webcam, pode realizar uma videoconferência.

Vint Cerf, principal evangelista de Internet da Google, acredita que, dentro de dez anos, qualquer disposititvo conectado à Internet, seja móvel ou fixo, vai dispor de mais informações e que cerca de 70% da população terá acesso à Internet com velocidades cada vez mais altas. Para Cerf, vai haver uma interatividade entre os aparelhos conectados à Internet com os aparelhos domésticos. “Seu celular vai descobrir que tem disponível um monitor de alta resolução, que já foi chamado de aparelho de televisão”.

Assim, a Internet vai se tornar mais integrada com o dia-a-dia dos usuários. Uma caixa de sabão por exemplo, vai se tornar parte um serviço. As máquinas de lavar roupas serão gerenciadas pela Internet, e a geração de energia vai se tornar parte de informações disponíveis no mundo virtual. A julgar pelas previsões - nas quais a Google certamente já trabalha - a Internet vai deixar de ser provedora de informações, para servir seus usuários no futuro.

Leia mais...
A nova Internet será mais interativa e com maior abrangência - Na íntegra
Co-criador da internet trabalha com a NASA para desenvolver web interplanetária
Mundo da tecnologia oferece ferramentas e apoio a Obama


MySpace lança programa para telemóvel G1
Sony desenvolve monitor transparente, dobrável e orgânico
Som e imagem serão até seis vezes melhores

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Qual o impacto da blogosfera sobre o futuro da imprensa tradicional? Debata / discuta a diversidade de suportes informativos e a interação do público.

A utilização dos novos meios digitais estão provocando uma grande mudança na imprensa tradicional. Isso graças a facilidade como uma grande massa de pessoas tem acesso a essa informação diariamente. A blogosfera é o maior exemplo disso, já que se tornou um fenômeno de informação na internet.
A imprensa tradicional não pôde se manter longe desse meio. Um exemplo é o jornal “El País” da Espanha, que é lido diariamente por cerca de 450 mil pessoas. O site do jornal, por sua vez, recebe cerca de 700 mil acessos por dia de pessoas que procuram informação imediata.
A blogosfera se torna ainda mais surpreendente. O que a principio pareceria um diário, onde as pessoas colocariam situações corriqueiras do dia-a-dia, tornou-se um centro de informações. Vários dos jornais mais tradicionais do mundo já possuem essa ferramenta. Uma maneira de se aproximar das novas tendências, já que o papel está perdendo espaço para o mundo digital.
As pesquisas indicam que as novas gerações de público utilizam em grande número os meios digitais. Mas, agora, não apenas como forma de distração e sim como meio de informação. Essa nova geração não se atrai mais pelo papel. Então é importante que sejam explorados os outros caminhos pela imprensa tradicional.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nova tecnologias da Informação

É muito interessante como os novos meios de comunicação da internet modificaram tanto o comportamento das pessoas como a maneira de transmitir informação. Por exemplo, nunca se viu na história da comunicação, a transmissão tão rápida de informação como se tem hoje. Isso por que de qualquer lugar do mundo tendo uma câmera ou um gravador digital e um computador conectado à rede, pode-se enviar para qualquer pessoa em qualquer lugar da terra o que está sendo fato, em questão de minutos.
Daí surgiram as grandes bombas de sucesso desse meio: Flogs, vlogs, podcasts e os blogs. Cada um com sua peculiaridade, entrelaçando-se algumas vezes em sites agregadores.
Os Fotolog, álbuns digitais, São facilitadores de imagem. Qualquer foto pode ser publicada na internet por qualquer pessoa. Que ainda pode escrever alguma informação sobre ela. Este meio se tornou muito popular em poucos anos e o mais famoso é o Fotolog.
Os vlogs são a sensação do momento. Com a grande facilidade da tecnologia de fazer vídeos, surgiu uma massa de adeptos a esse meio. No mais famoso, o youtube, é possível publicar diversos vídeos em sua página pessoal. Esse vídeo pode ser avaliado e comentado por outros usuários.
O podcast é muito simples. Com um microfone ligado no computador é possível fazer um programa inteiro de áudio e publicar na internet. O podcast trouxe ainda outra novidade. Ao invés de você acessar todos os sites relacionados ao seu conteúdo favorito ele traz todos esses conteúdos para a sua página. Ou seja, todos os dias você recebe as informações atualizadas dos site que lhe interessam.
Por último, o blog, é o mais famoso e pioneiro dos “logs”. Nele são postados textos escritos por qualquer pessoa, sobre qualquer conteúdo em qualquer lugar do mundo, basta ter um computador ligado a internet. Graças a necessidade de rapidez das notícias, esta ferramenta se tornou muito popular.
Junto com todos esses meios, surgiram novos grupos de pessoas ligadas a eles. Fotologgers, bloggers e etc. Alguns tão famosos que recebem milhares de visitantes diariamente. Esses visitantes por sua vez criam ou copiam a todo tempo o que é publicado por alguém que às vezes você nunca saberá quem é.
Mas é isso que chama atenção para esses meio se tornarem tão populares. Qualquer pessoa pode ser uma fonte de informação, apesar da falta de credibilidade. Ou até mais que isso, pode expressar suas habilidades para outras coisas como fotografia, poemas ou historias, filmagens e até mesmo para programa de áudio. Isso depende da criatividade, e da forma como esses meios crescem, é bem provável que surja muitas novidades e coisas interessantes que serão muito aproveitadas.